
FREPPEGEN e IPEGEN participaram da audiência para debater a Medida Provisória nº 1304/2025
FREPPEGEN e IPEGEN participaram da audiência para debater a Medida Provisória nº 1304/2025
A Frente Parlamentar em Apoio ao Petróleo, Gás e Energia (FREPPEGEN) e o Instituto de Petróleo, Gás e Energia (IPEGEN) participaram da audiência pública realizada no Senado Federal para debater a Medida Provisória nº 1304/2025, um passo essencial para enfrentarmos dois desafios urgentes no setor elétrico brasileiro: os cortes de geração (curtailment) e a necessidade de medidas legislativas que incentivem a contratação de potência e flexibilidade.
Durante o debate, foi ressaltado o impacto expressivo dos cortes de geração: entre outubro de 2021 e setembro de 2025, as usinas eólicas e solares acumularam uma perda estimada de R$ 7,1 bilhões e 36 TWh de energia desperdiçada, o equivalente ao consumo anual dos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte juntos.
Esses cortes colocam em risco uma cadeia produtiva nacional sólida e estratégica, responsável por gerar empregos, renda e inovação tecnológica. O setor eólico brasileiro é 80% nacionalizado, com fábricas, profissionais e tecnologia desenvolvidos no país, mas enfrenta hoje o risco de paralisação de projetos e de um preocupante processo de desindustrialização.
A FREPPEGEN e o IPEGEN reforçam a urgência de soluções legislativas que garantam previsibilidade, segurança regulatória e sustentabilidade econômica à geração renovável, assegurando que a energia chegue a quem mais precisa.




